.

.

.

.

.

.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

E3 2013: Resumo da Conferência da Microsoft

Agora pouco rolou em Los Angeles a conferência da Microsoft, com foco total aos jogos para a atual e próxima geração. Enquanto que no Xbox Reveal a Microsoft apresentou apenas o Xbox One, seu controle e as novas funções do console e kinect, esta conferência foi 100% dedicada aos jogos. E não há do que reclamar: foram 20 jogos apresentados, entre exclusivos.

Abriram muito bem apresentando um vídeo de 6 minutos de Metal Gear Solid V: The Phantom Pain, revelando que o novo título da franquia oferecerá mundo aberto para explorar. Entre as novidades está a passagem de tempo realista, vários tipos de transporte (tanque, jipe, cavalo) e novas opções de espionagem tática. Dois novos personagens deram as caras: a batedora Quiet e um rapaz chamado Eli. O game contará também com funções exclusivas com o SmartGlass.



Nem preciso mencionar que o visual do game está de cair o queixo, né? Produzido com a Fox Engine, novo motor gráfico da equipe de Hideo Kojima, Metal Gear Solid V: The Phantom Pain é sem dúvida uma das grandes promessas para a próxima geração.

A conferência seguiu com a confirmação de que os assinantes da Live agora terão direito à dois games gratuitos por mês, começando com Assassin's Creed II e Halo 3. Uma decisão tomada muito tarde, para tentar repetir o sucesso da PlayStation Plus. Ainda assim, uma novidade bem vinda. Seguiram com outro apelo: uma versão exclusiva do aclamado MMO World of Tanks, da Wargaming. O game foi adaptado para console e permitirá partidas em equipe de até 15 contra 15.

Na sequência apresentaram Max: The Curse of Brotherhood, da produtora dinamarquesa Press Play. Sim, o mesmo protagonista de Max & The Magic Marker retorna em um game exclusivo de plataforma. Porém o trailer exibido não é novo: é o mesmo vídeo de gameplay que fora divulgado em março deste ano. O clima esquentou com um trailer de Dark Souls II, com um visual fantástico. A famosa franquia "quase impossível de terminar" retornará em março de 2014 para Xbox 360, PS3 e PC. Versão para Xbox One e PS4? Por enquanto não.



Phil Spencer, vice-presidente da Microsoft Studios, subiu ao palco para mostrar o até então misterioso Ryse: Son of Rome (exclusivo de Xbox One). O novo game da Crytek coloca o jogador no controle de um guerreiro romano, em combates de corpo-a-corpo e com a possibilidade de trabalhar em equipe com a sua tropa. Exemplo: realizar a famosa formação de escudos para se proteger de flechas. Ryse mescla o combate tradicional com QTEs (para finalizar os oponentes), e a demo exibida mostra algumas das possibilidades de interação, como utilizar uma catapulta para destruir uma torre inimiga.


Forza MotorSport 5 deu o ar da graça na sequência, com direito à uma McLaren P1 no palco. Um rápido trailer foi exibido, demonstrando o novo visual, carros, pistas e a preocupação da Turn 10 Studios em oferecer o jogo de corrida mais realista e completo do mercado. Forza 5 utilizará os servidores em nuvem para adaptar a Inteligência Artifical dos competidores. Tal funcionalidade se chama "driveatar", uma espécie de cópia do seu jeito de jogar para oferecer desafios para outros jogadores, e vice-e-versa.

Reconhecendo o sucesso de Minecraft em sua plataforma atual, a Microsoft resolveu garantir o público também no Xbox One. Exibiram um trailer feito às pressas apenas para divulgar tal informação, mas sem apresentar novidades no game ou mesmo interações com o SmartGlass ou Kinect. Na sequência exibiram um vídeo inédito de Quantum Break, novo game da produtora de Alan Wake (Remedy). Lembram do vídeo do navio batendo na ponte? Então, aqui mostraram um pouco mais do que o game irá proporcionar: o protagonista congela o tempo e interage com uma mulher, a resgatando da morte certeira. Um conceito interessante, mas que ainda não dá para imaginar como funcionará na prática.

De repente um novo game do Swery (Deadly Premonition) pipocou na tela, intitulado D4. Não deu pra entender qual a proposta do game, mas sendo do Swery podemos esperar por algo no mínimo criativo. Então Ted Price veio nos apresentar o game Sunset Overdrive, da Insomniac. Trata-se de um jogo de tiro em mundo aberto, com aspecto cartunesco.

Dave McCarthy, da Microsoft, apareceu para apresentar o ambicioso Project Spark, mais um título exclusivo de Xbox One e Windows 8. Resumidamente, um game que junto do SmartGlass permitirá criar e fazer qualquer coisa, como alterar o terreno, criar inimigos, etc. Algo como um LittleBigPlanet em terceira pessoa e com monstrinhos.



A grande surpresa ficou para a rápida aparição de Killer Instinct, exclusivo de Xbox One. No telão foi exibido uma rápida partida de Jago vs Sabrewolf. O game foi utilizado para mostrar a nova funcionalidade do console para gravar partidas, editar e compartilhar com amigos. Haverá ainda uma opção para compartilhar sua jogatina ao vivo pelo Twitch.tv. A Live também sofrerá mudanças, especialmente na forma de vender seus jogos. Não haverá mais MS Points mas sim transações diretas com a moeda local.

Outra surpresa na conferência foi a exibição do trailer de Crimsom Dragon, obra de Yukio Futatsugi (criador de Panzer Dragoon) que quase não viu a luz do dia. Pena que o trailer foi exibido sem áudio. Crimsom Dragon foi confirmado como mais um dos exclusivos do Xbox One. A apresentação chegou novamente ao clímax com a revelação de Dead Rising 3, também exclusivo para o novo console. O vídeo de gameplay impressiona: visual sombrio, zumbis aos milhares, interação livre com o cenário e objetos, e uma ajudinha com SmartGlass (ataque aéreo, por exemplo).

O fervor continuou com Witcher 3: Wild Hunter, game que encerrará a trilogia de Geralt. O vídeo revela que o jogo será em mundo aberto, algo inédito na franquia. Nada mais foi revelado, mas o visual impressiona bastante. A cereja no bolo veio com Battlefield 4, que teve a sua demo revelada: um porta-aviões afudando em pleno mar aberto, durante um ataque cinematográfico. Tal demo comprova a preocupação da DICE com a campanha solo, inclusive introduzindo o inédito combate marítimo.



A conferência chegava ao fim com um game indie chamado Below, dos co-criadores de Superbrothers: Sword & Sworcery EP, um teaser do novo Halo (apenas uma CG), e revelação do preço do Xbox One. O game escolhido para fechar bonito foi Titanfall, mais um exclusivo e em produção pela Respawn Entertainment. Um FPS futurista com direito a batalhas com robôs gigantes.

Autor do artigo: Vinícios Duarte. Via: GameTV

0 comentários:

Postar um comentário