.

.

.

.

.

.

domingo, 14 de abril de 2013

Artigo: As engines da próxima geração

Depois de anos de espera, a nova geração de consoles começa a dar os primeiros passos de vida, e já é uma realidade. Já conhecemos o poder do PS4, e muitos boatos surgem apontando os poderes do sucessor do Xbox 360.
No entanto, o hardware e os recursos oferecidos são apenas parte do que queremos ver nos consoles que estão por vir, e os estúdios já estão se preparando para que tenhamos muitas novidades, principalmente na parte gráfica.
Desde o anúncio do novo console da Sony, os estúdios começaram a anunciar suas engines, e estão impressionando os jogadores com as tecnologias inéditas que vão sendo utilizadas, ou simples melhorias naquilo que já estava bom.
Abaixo, algumas das principais engines que prometem para a próxima geração:

Unreal Engine 4

A sucessora de uma das engines mais populares da atual geração, foi apresentada pela Epic Games durante a Game Developers Conference 2013 (GDC). Embora alguns vídeos já tivessem sido divulgados mostrando o poder da Unreal Engine 4, ela deixou a todos ainda mais impressionados.
As cenas de Elemental e Infiltrator, as duas mais recentes apresentações do motor gráfico, vieram para mostrar um pouco mais sobre o que poderemos esperar nos novos consoles.
A primeira nos leva até um covil, que com um único movimento é capaz de despertar um vulcão, onde podemos ver um potencial muito grande em relação ao que a tecnologia na criação de um ambiente vivo pode proporcionar, principalmente no aspecto de transição de luz e sombra, movimentação de partículas e detalhes.

Em Infiltrator, a Epic games mostrou o poder de sua engine em um ambiente futurista, revelando que seu motor consegue gerar uma iluminação dinâmica em diversos aspectos, principalmente no que diz respeito aos efeitos de reflexos em determinadas estruturas, que fazem com que os mesmos alcancem um nível de realidade impressionante, e na física e nos movimentos das estruturas criadas.
Os aspectos visuais não são a única carta na manga da Epic com seu motor. Segundo o que foi apresentado na GDC, a facilidade do seu uso a fará se tornar, assim como aconteceu com a Unreal Engine 3, a queridinha dos programadores e desenvolvedores. A ideia é que qualquer pessoa que tiver o mínimo de conhecimento em programação e nas linguagens básicas da produção possa criar seu jogo, com ferramentas simples e acessíveis.
A Unreal Engine 4 já foi confirmada para PC e PS4, e muito provavelmente que o próximo Xbox também irá recebê-la. Por outro lado, o Wii U ficará de fora.

Fox Engine

Desde anunciada, a Fox Engine foi envolvida em alguns mistérios com a Moby Dick Studios, e a revelação do potencial desse motor deixou os fãs ainda mais empolgados. Como Hideo Kojima explicou, o fotorrealismo é o coração da engine, onde é possível criar visuais até então impossíveis se serem imaginados em um videogame
.
Uma simples demonstração do poder da Fox Engine foi as fotos de um mesmo ambiente (acima), uma correspondendo a foto real do escritório, e a outra uma recriação feita pela engine. A semelhança das duas imagens é impressionante, tudo graças a capacidade do motor gráfico de criação de variações nos níveis de iluminação, deixando as texturas muito mais realistas.
A modelagem de seres humanos também recria mínimos detalhes que até então eram inexplorados nos games. As demonstrações apresentadas demonstraram todas as imperfeições na pele, como cicatrizes, marcas e até mesmo poros.
Todos esses pequenos elementos são captados através de um processo chamado de PhotoScan, em que um modelo é scaneado de vários ângulos diferentes, e os resultados obtidos são transportados para a Fox. Esse processo pode ser feito também para seres inanimados, como pedras, e até mesmo com pessoas.


Frostbite 3

A tecnologia da Frosbite 3 foi  apresentada junto ao anúncio de Battlefield 4, mostrando que muito do que vimos em 2011 estará de volta na próxima geração. Assim como seu antecessor, a destruição que uma guerra causa será ainda mais realista, sendo que nuvens de poeira e fumaça estão muito mais convincentes graças a quantidade superior de partículas na cena.

Segundo a DICE, o principal mérito da engine não é aproximar o jogador da guerra em termos visuais, e sim criar um realismo que permita aos desenvolvedores contar histórias melhores, algo prometido em BF4.
Assim como a Unreal Engine 4, a Frostbite 3 não terá suporte ao Wii U.

1 comentários:

  1. confira meu canal vc ira gostar http://www.youtube.com/user/zUnrealGamerz

    ResponderExcluir